Pode parecer estranho, mas estou aqui desta vez para escrever sobre futebol. Sim, futebol, aqui em um blog que tem a premissa de ser nerd... Sem querer entrar no onda de Copa do Mundo, mas também entrando no clima também, achei interessante falar sobre a última campanha publicitária da Nike, que tem como slogan "arrisque tudo", e que hoje, dia 9 de junho, lançou um curta-metragem excelente.
Da primeira vez que ouvi também soou um pouco esquisito: A Nike, uma empresa esportiva, produzindo um curta metragem animado? Não fazia o menor sentido. Só agora, depois de assistir algumas vezes o comercial, entendi realmente como a Nike tem total direito de ser denominada uma das empresas com as melhores campanhas de marketing do planeta. Mas o que é esse tal filme?
No curta de aproximadamente 5 minutos e meio, uma empresa chamada de "Perfect Inc." cria clones, que possuem as mesmas características dos melhores jogadores de futebol do mundo atualmente, porém decreta que estes não podem arriscar nada durante as partidas, e sempre seguir as decisões mais lógicas. Contradizendo com o slogan da campanha da Nike, a tal empresa lança os clones perfeitos e, com 100% de êxito, domina o futebol mundial.
Então, quando nada parecia ter mais esperanças, o cenário se volta para as favelas do Rio de Janeiro, cidade sede da final da Copa do Mundo 2014, onde Ronaldo (sim, o fenômeno) decide "recrutar" os 8 melhores jogadores humanos do planeta - Neymar, Ibrahimovic, Tim Howard, Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney, Frank Ribéry, David Luiz e Iniesta - para desafiar os clones para a maior partida de futebol do planeta.
O decorrer da história não é realmente importante, mas o que vale destacar é: a ideia, em si, foi genial. Durante as últimas semanas os jogadores que fazem parte do vídeo compartilharam pequenos trailers em seus respectivos perfis nas principais redes sociais, só aumentando a expectativa do público para o lançamento previsto (e confirmado) para o dia 9. Não é preciso dizer que o filme foi lançado como previsto na manhã de hoje e já deve ter atingido um público gigantesco ao redor do planeta.
A Nike já havia se mostrado perita em questão de produzir ótimos comerciais, como o seu último, "Quem ganha fica", lançado no final de abril e que agora já possui mais de 72 milhões de visualizações no YouTube (no vídeo original - americano). Porém ninguém esperava uma produção tão grande quanto um curta extremamente bem desenhado como "O Último Jogo". Não é difícil admitir que as empresas de tecnologia tem muito o que aprender com a Nike na hora de produzir suas campanhas de marketing.
O filme foi lançado nesta segunda-feira, 09/06/14, e também possui uma versão dublada em português, que por sinal ficou muito bem traduzida.
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Câmbio e desligo.
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