24 de junho de 2013

Crítica - O Espadachim de Carvão

   Oi interneiros! O primeiro livro que eu gostaria de fazer um review aqui no blog, até porque esse merece mesmo, é O Espadachim de Carvão, de Affonso (com dois Fs de faca) Solano. OBS: sugiro que não leia esse resumo se você ainda não teve a oportunidade de ler o livro.




   Bom, para começar, sempre fui fã do Affonso, pois como sou nerd e podcasts são minha paixão, sempre o acompanhei pelo MRG e pelo Jovem Nerd e algumas vezes converso com ele pelo Twitter. Quando eu soube que o Affonso havia lançado seu primeiro livro, logo pesquisei aonde poderia comprar e foi o que eu fiz, e me maravilhei.

   Já comecei o livro animado, devido as circunstâncias, e logo minha imaginação foi me "mostrando" Kurgala na minha cabeça, a cada página do Espadachim de Carvão. Algo que se percebe desde o começo da história é essa incrível descrição do autor sobre o ambiente, o que possibilita a entrada de sua mente em universo totalmente novo e fascinante. O livro conta uma história em dois tempos diferentes, que vão alternando: ao longo da vida de Adapak (o protagonista), e sua vida "atual".

   O livro, ao longo da história, vai nos mostrando, dentro desse universo, uma diversidade enorme de lugares, seres e coisas do tipo, com uma linguagem descritiva não muito cansativa aplicada sobre eles. Adapak, aproveitando, merece ser destacado sobre todos os outros personagens do livro. O fato dele ser o filho de um deus é algo que atrai inuneras dúvidas para o garoto, e ao longo de seu cresimento ele vai tentando descobrir o que não sabe, e finalmente parte para uma aventura no "mundo real", e põe em prática todos os seus conhecimentos. O melhor do personagem é que, querendo ou não, ao longo do livro o leitor com certeza irá se identificar com Adapak, tanto na dor do amor como nas incertezas.

   Atualmente, no Brasil, diversos autores estão escrevendo livros incríveis de aventura e ficção, como Spohr e Draccon, por exemplo, mas ao escrever O Espadachim de Carvão, Affonso trouxe aos leitores um real mergulho em um universo repleto de ação e aventura, e dá bastante orgulho de ver que um livro desse foi escrito por um brasileiro. Parabéns ao Affonso, por escrever um livro nota 10.

Leitura extremamente recomendada.

Câmbio, desligo.

2 comentários:

  1. Valeu pela resenha, Pixzzel! Feliz que curtiu, cara! Depois, se tiver tempo, coloca essa resenha lá no skoob.com.br conhece?

    @bração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feito! A resenha já está lá, adaptei um pouco mas ficou bonito.

      Abraço!

      Excluir