1 de agosto de 2013

Facebook: Não tem mais o que inventar?

   Eu, pessoalmente, criei minha conta pessoal no Facebook no começo de 2009. Naquela época a rede-social servia basicamente para adicionar seus amigos e ler os posts, e os sofisticados eram os que curtiam páginas e no máximo viam o conteúdo delas mais o dos amigos no feed, e só. Mas hoje em dia, o Facebook se tornou algo muito mais amplo. Ele explora todo o aspecto social da pessoa: desde se ela está em um relacionamento até que livros ela deseja ler no futuro.



   E é sobre isso que quero falar: as complicações do Facebook atual. Atualmente eu tenho voltado a checar o meu feed do Facebook de vez em quando e tenho percebido várias mudanças, como a possibilidade de adicionar livros lidos, séries assistidas, filmes assistidos, atletas favoritos e coisas do tipo, além dessa nova opção: a "lista de interesses".

   Quando eu vejo essas novas possibilidades que o Facebook fornece para os usuários, eu  me pergunto se isso torna a rede-social melhor ou pior. Por quê? Bom, a possibilidade de ver os interesses de seus amigos é muito interessante, além de poder, por exemplo, ver que séries de TV aquela pessoa já assistiu e comentar sobre esta com ela, além de dar a sua opinião sobre as séries que estão no "quero assistir" dessa pessoa. E isso é realmente bom para se relacionar, dentro ou fora da internet.

   Mas ao ver o quanto o Facebook mudou eu me pergunto até que ponto essas complicações irão chegar. Quem ouve falar sobre o Facebook pensa que a rede-social serve para fazer amigos e curtir páginas de seu interesse, além de poder conversar com pessoas do seu círculo social através do chat, mas na realidade o Facebook é algo muito complexo do que precisava ser, e mesmo facilitando, imagino que daqui a alguns anos o "perguntar" não existirá mais.

   Imagine se o Facebook continuar expandindo suas possibilidades e dando cada vez mais informações sobre as pessoas, qual seria o motivo de perguntar sobre os interesses das pessoas fora da tela do computador? Qualquer dúvida que alguém tiver sobre você, ele simplesmente acessa a sua página no Facebook e resolve o problema, sem te dar a possibilidade de contar sobre a sua viagem para os amigos, por exemplo, pois tudo o que você contar a resposta sempre será: "Eu sei, vi no seu Facebook".


   Enfim, acho ótimo todas essas opções estarem disponíveis nas pontas dos nosso dedos mas eu realmente acho que precisamos pensar mais nas consequências da nossa vida fora de qualquer site. Além disso, assumo abertamente que esse é um dos motivos que eu prefiro mil vezes o Twitter ao Facebook. Pra mim, a simplicidade ganha nesse aspecto.


   Câmbio e desligo

Nenhum comentário:

Postar um comentário