1 de outubro de 2013

Crítica - Breaking Bad: 5a Temporada [COM SPOILERS]

     No último domingo (29/09), uma das maiores séries atuais terminou de forma extremamente épica. Em homenagem, resolvi escrever uma crítica especial para a 5a e última temporada dessa série que criou fãs ao redor do mundo e foi elogiada por quase todos: Breaking Bad!



AVISO: o post está com spoilers de TODA a 5a temporada (primeira e segunda parte), leia por sua conta e risco!

   Já faz bastante tempo desde que eu resolvi, por curiosidade, assistir o primeiro episódio de Breaking Bad. Desde então é extremamente difícil de encontrar algo que não me deixe de queixo caído ao longo das espetaculares 5 temporadas. TUDO na série é bem feito: atores, produtores, filmagem, tudo mesmo é do melhor nível possível, e isso não mudou obviamente em sua última temporada.

   Em 2012, a AMC lançou os 8 primeiros episódios que formaram a primeira parte da última temporada, deixando todos boquiabertos e muito ansiosos para a segunda parte, que viria no segundo semestre de 2013. A alguns meses os oito episódios finais foram sendo liberados, todo o domingo, e um melhor que o outro, mas curiosamente deixando o mais importante para o ÚLTIMO episódio de todos.

   Ambas, primeira e segunda parte foram repletas de frases, como a famosa "SAY MY NAME!", dita por Walter no sétimo episódio da primeira parte. Cenas incríveis como a morte de Mike, no final da primeira parte, e os sensacionais flash-fowards que foram se mostrando no começo de alguns episódios da segunda parte. Os terceiros últimos episódios da série, em especial, fizeram todos segurar o coração durante os 50 minutos de cada episódio, onde a eventual morte de Hank, ameaças aqui e ali, e a grande vingança de Walter (já 99% Heisenberg) contra os primos e tios de Todd.

   Chegamos então, no último domingo, na hora da verdade: após semanas e meses de espera, pudemos finalmente descobrir o fim de Walter White/Heisenberg. Eis que o episódio deixou todos, repito, todos, que estavam esperando um final épico para a tão amada série satisfeitos.


   O episódio foi mais longo que os normais (53 minutos), e foram literalmente 53 minutos com o coração na boca, para quem assistiu no domingo a noite. O fim espetacular, com o Jesse enfim livre (para a alegria de todos, inclusive eu), e a morte incrivelmente digna (digna pois foi merecida e aceita com toda a honra) de Walter - sim, Walter, homem que pudemos ver nos 5 minutos finais novamente, se libertando do monstro dentro de si - com um tiro na barriga.

   A cena final, onde Walter caminha calmamente no laboratório de Todd e sua gangue, e cai morto com a excepcional trilha sonora de 'Baby Blue' no fundo, termina muito bem com uma saga que será lembrada por um bom tempo.

   No Brasil, o último episódio só passará na TV-a-cabo em FEVEREIRO. Sim, fevereiro, e depois o governo vai contra a pirataria e a indústria na internet e eu repito novamente o que sempre digo: se a TV paga tivesse a mesma qualidade, todos pagariam e se utilizariam do recurso.



   Para terminar, queria agradecer a Vince Gilligan, por criar essa série espetacular, a Bryan Cranston, Aaron Paul, e a todos os atores por tornarem a série tudo o que foi. Além disso, gostaria de agradecer a Dani, Mau e Marc, por tornarem Breaking Bad muito melhor depois de cada episódio com o That is Veggie Bacon.

   E que venha uma série com a mesma dimensão (acho difícil) que Breaking Bad!
   Confira também o documentário feito pelo pessoal do TiVB com imagens de brasileiros, fãs de Breaking Bad, ao assistirem o último esperado episódio da série:


   Meu Twitter
   Câmbio e desligo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário