2 de janeiro de 2014

Até que ponto dependemos da tecnologia atual?

   Na última semana, devido a alguns problemas ténicos" acabei caindo em uma cilada: passei dois dias com diversas horas sem energia em casa. No desconforto dessa situação, passei um tempo refletindo sobre a o quão a nossa tecnologia, do jeito que está desenvolvida atualmente, afeta o nosso dia-a-dia.


   Nos últimos dias, o nível da situação foi crítico: fiquei longas horas sem eletricidade em casa. Mesmo precisando passar por esse grau alto de uma tecnologia essencial, fiquei refletindo sobre quais são os devices que mais fazem a diferença na nossa vida atualmente. Sem sombra de dúvida, o smartphone ocupa o cargo principal nos gadgets essenciais; logo atrás, o roteador Wi-Fi tem uma enorme importância para devices que não se utilizam de conexão 3G; e em terceiro lugar, os nossos avançados computadores também tem um papel essencial na nossa vida tanto pessoal quanto no trabalho.

   É claro que eu não estou considerando luz, geladeira, ar-condicionado e etc., justamente para focar nesses gadgets e conexões que fazem cada vez mais diferença. Lá estava eu, sem fazer absolutamente nada no sofá de casa, e a primeira coisa que veio na minha cabeça quando processei que esses três devices essenciais estavam fora de uso, foi ligar a TV. Como estava sem luz, não conseguia pensar em nenhuma alternativa que no momento, era uma opção minimamente possível.

   Tudo o que vinha  na minha cabeça parecia muito bom, até eu me lembrar que a ideia envolvia energia, recurso indisponível no momento. Foi aí que eu fui percebendo como as nossas vidas vem mudando de forma extremamente drástica nos últimos anos. Quando eu era mais novo, a falta de eletricidade não era lá um problema, eu até gostava de sair para brincar lá fora ou jogar algum jogo de tabuleiro a luz de velas. O problema é que, atualmente, todas essas atividades estão diretamente ou indiretamente relacionadas a esses gadgets essenciais.

   Por exemplo, para fazermos algum esporte simples, como simplesmente correr na rua, precisamos sempre estar escutando alguma música ou o podcast que você baixou mais cedo. Ou algo até mais complexo, para alguns passar por uma experiência esportiva e não compartilhar o momento com seus amigos e familiares através das redes-sociais.

   Após refletir por um bom tempo sobre isso, decidi procurar me depender um pouco menos, nem que seja uma quantidade quase insignificante, desses três devices que hoje em dia, temos que concordar, tem uma função assustadoramente importante nas nossas vidas. Pensem nisso, leitores.


   Câmbio e desligo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário