22 de agosto de 2013

A importância de uma boa fotografia em filmes e séries

   Atualmente um aspecto que percebemos bastante ao assistir um filme no cinema (principalmente em 3D) ou um episódio de uma série qualquer é a qualidade da fotografia do filme, isto é, toda a parte visual, que é criticada ou elogiada dependendo de sua qualidade. Mas qual é a grande importância de uma boa fotografia para um filme ou uma série?


As Aventuras de Pi (2012)

   Pra começar, quando vamos assistir um filme no cinema, a experiência mais interessante é mergulhar no universo desse filme, seja ele o nosso universo ou não, e uma boa fotografia está ali para te ajudar a se envolver ainda mais e se sentir dentro das cenas, o que realmente acontece em alguns casos.

   Em muitos filmes, a história preparada pelo diretor é sensacional, e o longa-metragem tem tudo para ser um filme incrível, mas sem uma boa fotografia é muito difícil para quem está assistindo se envolver realmente com a história, e se sentir parte dela. Em outros casos, o filme pode ser extremamente ruim e com uma história péssima, mas com uma fotografia fascinante, ele pelo menos te deixará maravilhado com aquilo a sua frente, e não com a história.

   Para citar alguns exemplos recentes, podemos falar de Django Unchained (2012), que apresenta uma fotografia extremamente envolvente, além de uma história incrível e uma boa atuação de todos no filme. Aí um exemplo em que a fotografia foi a cereja do bolo.


Django Unchained (2012)

   Outro exemplo recente é o filme Inception (2010), que mesmo com uma história confusa e difícil de entender e acompanhar, mas com uma proposta genial e atuações incríveis também, com sua fotografia excepcional que ganhou o Oscar de Melhor Fotografia, merece ser destacado como um bom filme e com uma ótima fotografia.


Inception (2010)

   No caso de Avatar (2009), do diretor genial James Cameron, se trata de um filme com uma boa história até, mas não tão fascinante, mas na minha opinião uma das melhores fotografias cinematográficas da história, e é isso que faz o filme ser tão impressionante. Cada gota de água e cada folha brilhante de Pandora são extremamente bem feitas e realmente te transportam para um universo totalmente diferente e, pela fotografia fantástica, ainda te faz acreditar em tudo aquilo.


Avatar (2009)

   No caso de As Aventuras de Pi (2012), na minha opinião é um filme sentimental e tudo mais mas mesmo assim achei o filme extremamente fraco e entediante, e fora a boa fotografia nada me agradou realmente.

   Não poderia deixar de falar de Senhor dos Anéis, um dos maiores (se não o maior) clássicos nerds do cinema. Para um filme que foi produzido em 2001 (A Sociedade do Anel), tem efeitos visuais que eram extremamente avançados para a época, além de ser um dos filmes mais espetaculares que eu já assisti.


O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001) 

   Pra terminar gostaria de falar de uma série que eu ando apaixonado ultimamente. Breaking Bad, que está chegando a seu fim daqui a algumas semanas, tem uma fotografia que, como disse Jurandir Filho no Twitter, faz todas com que todas as outras séries tenham "vergonha de existir", e é tudo o que eu tenho a dizer sobre os ângulos, as cores, o clima só pelo ambiente visual de cada episódio de Breaking Bad.


Breaking Bad - Season 1 (2008)
   Meu Twitter
   Câmbio e desligo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário