12 de setembro de 2013

E esse iPhone 5C?

   Na última terça-feira a Apple realizou seu tão esperado evento de setembro. O evento cobriu diversos tópicos, mas os principais foram os lançamentos do iPhone 5S e do iPhone 5C, e é sobre esse novo "iPhone colorido" que quero falar, contar o que achei e argumentar sobre quais serão as consequências com a chegada desse novo produto no mercado mundial.


   Pra começar, essa foi a primeira vez que a Apple lançou dois iPhones ao mesmo tempo. De um lado temos o futurístico iPhone 5S com novas e impressionantes funções, como o uso de impressão digital além da senha, uma câmera com diversas novas opções e cada vez mais comparável à câmeras profissionais, e do outro temos o diferente e colorido iPhone 5C, que com um design como ninguém havia visto em um iPhone, promete ser inovador e trazer os aparelhos celulares da Apple para uma nova visão.

    O iPhone 5C é basicamente o mesmo que o 5, com as mesmas funções (e aparentemente mais rápido), e a grande diferença está na traseira: o iPhone 5C consiste de uma traseira feita de um plástico resistente e duradouro, sem "junções" de materiais e coisas do tipo, como vemos no iPhone 5S, simplesmente liso, e encaixa perfeitamente na mão de quem está utilizando o aparelho. O que mais chamou a atenção no aparelho, como já citei anteriormente, é a opção de diferentes cores (verde lima, azul, amarelo, rosa avermelhado e branco), novamente, algo jamais visto em um celular da Apple.

   Eu realmente acho que esses novos e diferentes iPhones vão vender que nem água em diferentes país, incluindo o Brasil, onde é perceptível que crianças já se utilizam de iPhones para jogos e coisas do tipo, e é claro que com o toque colorido tudo ficará mais divertido. Porém, não vejo porque alguém que tem o iPhone 5 atualmente vai optar por comprar o iPhone 5C, se a única mudança real é a traseira colorida.

    Acho que todos que usam o iPhone mais profissionalmente, para ler e-mails, acessar a web/redes-sociais e coisas do tipo não se interessarão em comprar o mesmo celular com o toque diferente. Estes sim serão os grandes clientes para o iPhone 5S, que se mostrou bem diferente em relação ao 5, e pelo visto venderá ainda mais com a adição de uma terceira cor: o dourado.

   O iPhone 5C também veio seguido de uma linha bem "diferente" de cases de US$ 29,00, que aparentemente mesclam as cores do iPhone em si com a cor fornecida pela capa, com um design bem "infantil", e nesse ponto eu acredito que a Apple foi mal, pois as capinhas foram bem criticadas até agora, e parece que realmente só será consumida pelo público mais infantil.

Imagem mostra diferentes combinações de cores com as novas capinhas do iPhone 5C lançadas pela Apple

   Conclusões: acho que o público que realmente vai comprar o iPhone 5C será o público mais infantil e quem ainda não tem um iPhone (ou tem uma versão mais antiga como o 4 ou o 4S). Mesmo assim, foi um grande avanço para a Apple lançar dois modelos diferentes de iPhone na mesma época.

   Confira também o vídeo de apresentação do iPhone 5c na Keynote oficial da Apple no evento de setembro de 2013:



   Câmbio e desligo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário