16 de outubro de 2013

Como começar seu próprio blog

   Depois de 4 meses de Pixzzel Blog, decidi escrever um post para responder várias perguntas de leitores que gostaram da ideia de escrever sobre o que gostam em algum lugar da internet, e aí está a função do blog. Nesse post vou dar algumas dicas de como começar bem seu próprio blog.




   Antes de começar, queria dizer que este post não será o passo-a-passo de como criar um blog em um site específico, e sim uma lista com algumas dicas que eu considero importantes ao criar seu blog, e que devem ser vistas desde o início. Bom, aí vai:


  • Pensar nos temas tratados:
   Antes de qualquer coisa, é preciso decidir no papel mesmo quais serão os temas/assuntos que você escreverá sobre. Depois de decidir, reuna todos e crie um critério para caracterizar o blog, por exemplo, um blog nerd, um blog sobre cinema, um blog sobre cotidiano, coisa do tipo. Talvez você nunca precise dessa caracterização, mas é bom estar com ela concreta desde o começo.


  • Definir um site "hospedeiro" para o blog:
   Ao tomar a decisão de que você quer criar seu próprio blog, com certeza você já visitou diversos blogs e sites, os quais gostou ou não. É importante ver qual hospedeiro o blog que você mais gosta (em questão de layout): Blogger, Wordpress, entre outros. Eu escolhi o Blogger pela facilidade que ele fornece, mas o Wordpress também tem diversos recursos exclusivos... Enfim, a decisão é de cada um.


  • Defina o nome:
   É importante um nome concreto, não importa se tenha a ver com você, mas você precisa estar certo do nome, pois ficará lá por um bom tempo. É claro que o nome não é tudo.


  • Escolha um modelo de blog:
   O interessante é encontrar um modelo que tenha alguma relação com os temas que você quer tratar no seu blog. É sempre melhor escolher o modelo ANTES de criar o blog. É claro que você pode fazer as suas mudanças dentro de cada Modelo.


  • Finalmente, crie o blog:
   Com todos os passos acima completos, chegou a hora de finalmente colocar seu site no ar.


  • Crie um e-mail de contato para o seu blog:
   Um e-mail especial para o seu blog é algo extremamente importante para manter o contato com leitores ou até patrocinadores. É importante deixar o e-mail sempre visível em algum lugar do blog, pois este pode ser o lugar onde várias pessoas irão atrás de um e-mail para contato profissional.

  • Crie um perfil para o blog nas redes-sociais:
   É importante ter desde o começo um perfil para o seu site nas suas redes-sociais preferidas. O recurso pode ser usado tanto para entrar em contato com leitores como para compartilhar seus posts com amigos e etc.


  • Compartilhe o blog com seus amigos e família:
   Além de dar mais "audiência inicial" para o seu blog, é sempre bom receber elogios de gente de dentro do seu círculo social fora da internet. Quanto mais amigos e familiares lendo seus posts, mais motivadores você terá.


  • Layout é tudo:
   Se tem algo no blog que NUNCA, jamais vai parar de mudar/inovar, além dos posts, é o layout. Você sempre vai encontrar widgets e designs mais interessantes, e é bom sempre ir atualizando, para que o site fique cada vez mais interativo com o público. Pense que a primeira coisa que um visitante repara é no layout/design do seu blog, então é sempre bom causar uma boa impressão. Além disso, para a maioria das funções, existe um gadget esperando você, basta procurar bem!


  • Recomende o blog para pessoas que admira:
   Tem algo melhor que ver que uma pessoa que você admira na internet gostou do seu trabalho? Com os recursos fornecidos pela internet, em um clique o link do seu blog está na tela das pessoas que você mais admira! ATENCÃO: NÃO faça spam. Se você mandou o link e a pessoa não respondeu ou não demonstrou atenção, parte para o próximo, quanto mais insistir mais vai parecer que o seu site necessita da visualização dele, mas claro que não!


  • Não desista:
   As primeiras semanas, meses e até anos serão bem puxados, e sempre vai parecer que o seu trabalho duro não está realmente dando resultados de audiência, mas sucesso leva tempo, e o mais importante é estar ali, trabalhando e escrevendo sobre o que gosta, então, como mais importante, aproveite a experiência!


______________________________

   E essas foram as minhas dicas para quem está afim de escrever sobre o que mais gosta na internet, através de um blog, espero que tenham gostado e que tenha ajudado alguns. Se você criou um blog seguindo essas dicas, ficarei honrado em ver - deixe o link nos comentários - e se você já tinha um blog, e usou alguma(s) dessa(s) dica(s), também deixe o link que eu com certeza darei uma olhada.


   Meu Twitter
   Câmbio e desligo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário