13 de outubro de 2013

Facebook contra Twitter: quem ganha?

   A muito tempo diversas redes-sociais vem ganhando espaço na internet, mas nenhuma conseguiu chegar aos pés dos dois gigantes: Twitter e Facebook. Já me perguntaram várias e várias vezes qual dos dois eu preferia, e qual dos dois eu utilizava mais, então decidi escrever um post para acabar de vez com essas perguntas.


   Pra começar, queria deixar claro que tudo o que foi dito nesse post faz parte da minha própria opinião.

   Bom, pra quem me acompanha ao redor de todas as redes-sociais sabe que eu realmente só uso o Twitter como meio de "comunicação pessoal", o resto, icluindo o Facebook, eu uso basicamente para fazer anúncios importantes ou compartilhar posts novos do blog. Mas por quê?

   Sou membro do Facebook desde que este se popularizou fortemente no Brasil (estamos falando de meados de 2009), e até hoje ainda não consegui descobrir um uso "correto" pra ele: a maioria das pessoas usa para postar fotos de si mesmo, compartilhar fotos com memes ou vídeos pouco relevantes. Ou seja, querendo ou não, fora saber mais sobre alguma pessoa específica, lembrar facilmente de aniversários e coisas do tipo, o Facebook não trás uma proposta muito produtiva.

   Mas bem antes de conhecer o Facebook, no começo de 2008, o Twitter se popularizou imensamente, e eu descobri a rede-social que mais fiz uso até o momento, e quem me acompanha por lá sabe. Mas o Twitter tinha (e tem) algo que me impressionou e que o difere de todas as outras redes-sociais: 140 caractéres por post.

   "Por que 140 caractéres fazem tabta diferença?" Simples, se um tweet é inrelevante, ele será curto o bastante para passar despecebido, e normalmente o irelevante ou não segue em um link, em que você pode ou não clicar. Essa proposta de só 140 caractéres não permite que eu faça posts desse tipo na rede-social, só que eu mande o link para quem está interessado clicar.

   Além disso, para eu acompanhar os tweets de quem eu quiser, eu só preciso segui-lo, e ele não precisa aceitar que eu siga, tornando tudo muito mais dinâmico. A possibilidade de conversar através de mentions com quem você não tem a necessidade de seguir também é extremamente útil. Como eu disse, uso o Twitter desde 2008 e até hoje a rede-social não se tornou chata, até porque as pessoas que você segue mudam o "uso" da rede-social para como você preferir.

   Por esses e outros motivos, eu sempre preferi o Twitter a qualquer rede-social, incluindo o Facebook. Mas de qualquer jeito, se você curte mais o Facebook, confira a página do blog por lá, e se você, como eu, gosta mais do Twitter, me siga por lá também.


   Câmbio e desligo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário