22 de outubro de 2013

Um resumo do Apple Special Event October 2013

   Como vocês devem saber, nesta terça-feira a Apple realizou um evento especial para mostrar ao mundo algumas novidades em relação aos seus produtos, softwares e etc., e eu achei interessante comentar com vocês a minha opinião sobre as principais novidades.




   No início do evento, Tim Cook falou sobre os impressionantes (como sempre) números de vendas, apps, downloads, e etc. que a empresa atingiu nas últimas semanas. Logo depois, uma rápida demonstração do novo sistema operacional Macintosh, o OS X Mavericks, foi ao telão. A empresa orgulhosamente liberou o sistema para download hoje mesmo, e o melhor: de graça.

   Sim, todos achamos a decisão surpreendente, pois o preço vem sendo US$ 20 a bastante tempo, e com um update grande como esse, a empresa espera inovar o mercado de softwares. Durante a apresentação a empresa até deu uma cutucada nas concorrentes, ao revelar o novo preço.



   Mais tarde, algumas mudanças significativas foram anunciadas no iWork, sistema de aplicativos de trabalho da Apple (Pages, Numbers e Keynote) e no iLife, já com aplicativos de fotos, filmes e música caseiros (iPhoto, iMovie e Garage Band) mas que realmente não surpreenderam o público tanto presente quanto pela internet. As mudanças foram consideradas as "menos polêmicas" por receberem menos comentários ao redor da internet.

   Logo depois, o Macbook Pro Retina ganhou sua vez com o anúncio de algumas mudanças como finura, peso e bateria, além da melhora de preço no novo modelo (US$ 200 mais barato). Além disso, o Mac Pro foi comentado um pouco mais a fundo, depois do sneak-peak apresentado pela empresa na WWDC desse ano.

   Finalmente, era a hora de falar do gadget mais esperado para o evento de hoje: os novos iPads ("normal" e mini). A mudança mais esperada era que víssemos um iPad Mini com tela Retina, e provavelmente ambos os tablets com a opção de 128GB de memória... E ambas foram atingidas.

   Primeiramente, o iPad original ganhou destaque com um visual relativamente novo, mais fino e ainda mais leve (sim, é possível). Além disso, os novos iPads virão com o novo processador A7, agora presente em todos (quase todos) os gadgets da Apple. Além disso a versão com 128GB também chegou como esperado e desejado. Mas aí veio o polêmico nome: iPad Air.



   Eu, pessoalmente, achei muito precipitado adicionar o Air ao nome iPad, um nome extremamente simples que já tinha "pegado" em todos, e que agora vão ter que mudar o hábito de chamá-lo pelo simples e breve nome. Também acho que o Air não se encaixa nesse determinado iPad, pois com a chegada do Mini no ano passado, este passou a ser chamado de "iPad grande", "iPadão" e nomes do tipo, que não tem nenhuma relação com Air, que é sinônimo de leveza e finura. Claro que o gadget tem essas características, mas em relação ao iPad Mini, o original era sinônimo de grandeza.

   Logo após o anúncio do iPad Air, partimos para o esperado iPad Mini, que podia simplesmente decepcionar a todos, ao não lançar uma versão Retina, independentemente de qualquer outra inovação, mas não foi o caso. O tablet veio com o poderoso processador A7, versão com 128GB, com ou sem Cellular (uso de 3G e 4G) e com a esperada tela Retina, atingindo todas as principais expectativas.



   Confira os preços dos novos iPads:


Preços iniciais do iPad Air
Preços iniciais do iPad Mini com tela Retina
   Foi desse jeito que a Apple fechou o seu grande e especial evento de outubro de 2013: surpreendendo a todos com preços, inovações, nomes e aplicativos. Até agora não encontrei ninguém realmente decepcionado com os lançamentos da empresa, e os anúncios foram em geral polêmicos, porém de forma bastante positiva.


   Câmbio e desligo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário