25 de novembro de 2013

A grande dúvida sobre a nova geração de consoles

   Nas últimas duas semanas, toda a internet voltou suas atenções para o lançamento dos dois grandes consoles da nova geração de video-games: o PlayStation 4 e o Xbox One. Mesmo assim, ambos os consoles já haviam sido bastante analisados meses antes, porém agora que o momento da escolha chegou, a dúvida se torna ainda mais difícil: qual console vale mais a pena adquirir?



   Durante as primeiras apresentações de ambos os consoles, o PS4 pareceu conquistar cada vez mais o público interessado no assunto, e deixou bem claro que, na hora de jogar um jogo em si, o console ganha facilmente do seu concorrente da Microsoft. Porém, com o tempo, o Xbox One foi apresentando mais e mais features que focam na experiência fora dos jogos, e em questão de entretenimento em geral, como TV, Skype, e etc., com sua grande qualidade de multitasking (realizar diversas funções ao mesmo tempo, como jogar enquanto fala por câmera no Skype, ou acessa a internet, e etc.).

   Agora que os dois consoles estão disponíveis no mercado, diversos reviews, primeiras impressões, e vídeos do tipo se popularizaram no YouTube, dando assim, a oportunidade para os que não adquiriram seus consoles ainda, de terem uma visão mais detalhada para que façam a decisão certa. E foi a partir desses vídeos que a decisão que até então era unanime na minha cabeça de comprar o console da Sony, como eu já havia escolhido nas gerações anteriores (PS2 e PS3), se tornou não tão unanime assim.

   Podemos ver pelos vídeos de iniciação de ambos os games que a interface do Xbox One é muito mais interativa e atraente, enquanto a do PS4 parece não ter evoluído nada do seu antecessor, e na verdade pelo contrário: parece ter piorado. Com uma interface simples, intuitiva e melhorada, o Xbox One mostra de cara seus features de entretenimento e sua grande facilidade ao se utilizar de comandos de voz através do Kinect. Já o PS4, mesmo possuindo uma câmera interativa, esta não realiza nada além das funções básicas como escolher um jogo ou desligar/ligar o console, e isso foi bastante frustrante para os que estavam tão interessados no game.

Interface do Xbox One.
   Já presente no Xbox 360, o Kinect mostrou ter evoluído e muito, agora conseguindo até reconhecer os jogadores através de suas faces "cadastradas" em cada sistema. Além disso, controlar os menus se tornou muito mais interativo, e o multitasking melhorou consideravelmente no caso de você estar jogando um jogo e querer abrir o Skype simultaneamente, por exemplo. Já o PS4, que mostrou uma jogabilidade muito melhor, não se mostrou capaz de realizar nenhuma dessas features.

   Gameplays de ambos os consoles já estão disponíveis no YouTube, e podemos afirmar sem grandes dúvidas que a jogabilidade e a interatividade do console da Sony se mostrou imensamente melhor, permitindo que os jogadores assistam os amigos jogarem, façam livestreams, gravem seus desempenhos nos jogos e etc., mas fora dos jogos em si, o Xbox One se mostrou melhor em todo o resto.

   No final, a decisão se torna pessoal pelo fato de cada console se adequar mais ao uso de cada um. Se você utiliza bastante recursos de entretenimento como o Netflix, o Skype, e coisas do tipo, e os jogos em si não importam realmente, a melhor opção definitivamente é a do Xbox One. Se você só se utiliza do seu aparelho para jogar jogos mais pesados, está sempre querendo zerar todos os games que adquiri e se importa muito com os gráficos e o desempenho destes, a melhor opção para você é o PS4.

   Até agora todos os sites que fazem críticas sobre os dois consoles tem dado o mesmo conselho: experimente ambos em lojas e etc., procure se informar bastante sobre os dois antes de fazer a escolha e, quando realiza-la, se utilize de sua experiência anterior para decidir qual é o seu uso principal do seu console.

   Para quem ainda não viu as features e interfaces dos dois games, confira o vídeo abaixo para saber o que mudou dos dois consoles para suas edições novas e compare ambas as interfaces. Boa sorte!


   Meu Twitter
   Câmbio e desligo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário